Opinião - Vencendo o Passado, de Zibia Gasparetto

Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 360
Editor: Vogais & Companhia, Edições Lda.
Colecção: Vidas Passadas
Sinopse: aqui
A sinopse parece nos indicar que se trata de um livro de auto-ajuda espiritual… Na verdade, é um tipo de romance que se centra numa família brasileira. Um pai autoritário, chefe de família, em que a mulher e os filhos têm que obedecer às suas ordens e vontades. Uma mãe submissa, passiva, que faz tudo o que marido lhe manda, que “obedece” mesmo com as coisas que discorda, limitando-se apenas a fazer “deveres” de esposa e mãe. Dois filhos: um rapaz imaturo e irresponsável e uma rapariga… Esta última é a Carolina. É esta rapariga que irá alterar TODOS… É através dela que iremos compreender por que razão o pai e a mãe são assim… e por que razão o pai odeia tanto o namorado da Carolina, ao ponto de impedir o casamento entre eles e até de se verem um ao outro… e quem foi o irmão dela…

Adorei! Foi uma leitura deveras gratificante, com muitas verdades que devem ser relidas e nunca esquecidas. Porque é que temos raiva, medo, insegurança, etc.? E porque é que sentimos algo forte por uma pessoa como se já a tivéssemos visto numa vida passada? E porque sentimos desconforto por alguém sem explicação plausível? E o que acontece quando dormimos durante a noite? Todos sabemos que no sono profundo entramos no inconsciente. Infelizmente, nunca nos lembramos quando passamos por esta fase profunda de sono...

Sobre as vidas passadas ou reencarnação, é o tema que me interessa muito, desde que li os dois livros do Dr. Brian Wiess (psiquiatra bastante conhecido - aqui): “Muitas Vidas, Muitos Mestres” e “Só o Amor é Real”.
Sobre o primeiro livro, este médico era deveras céptico face a este tema, até que um dia hipnotizou uma doente que possuía fobias graves. Esta ao ser hipnotizada e recuado a vidas passadas, passou por uma linha entre a vida e a morte, e aí disse o que tinha acontecido ao filho e ao avô do médico… Como é que a doente soube se ela não conhecia o psiquatra nem sequer a sua vida pessoal?! Como se explica este caso?! O filho e o avô tinham morrido. E quanto ao segundo livro, o qual recomendo bastante, é sobre um reencontro de almas gémeas, uma história verídica que aconteceu entre dois pacientes do Dr. Brian Wiess, ambos hipnotizados a vidas passadas mas em consultas separadas, não se conheciam um ao outro, e os dois relataram os mesmos episódios/ as mesmas cenas que vivenciaram em vidas passadas, uma história emocionante e linda!

De facto, comparando com os livros do Dr. Brian Wiess e este livro, encontrei muitos pontos em comum… Fomos filhos, pais, irmãos, namorados em vidas passadas.

Não têm que acreditar neste tema, mas ao menos acho que vale a pena esta leitura, podem achá-lo como uma história de ficção que tem apenas muitas verdades que nos permitem reflectir e que nos podem fazer bem ao espírito assim como aperfeiçoar a relação com outras pessoas, em que os sentimentos negativos como raiva, ódio, medo e outros, devem ser ultrapassados ou evitados.

Está bem relatado, de forma simplicista, que nos prende desde as primeiras às últimas páginas. Eu até o devorei, mais rápido do que o normal, sempre ansioso por continuar, querendo saber o desfecho.

Foi uma boa descoberta, esta autora, graças à Sofia do blog “Sofia e os Livros", cuja opinião podem ler aqui. A Sofia achou-a como uma história de ficção e gostou muito. E, tal como ela, também quero ler mais livros da Zibia Gasparetto.

Classificação: 9/10 (indispensável)

2 comentários:

  1. Tenho um livro desta autora "Ninguém é de Ninguém" ( outro ainda não lido), estou curiosa com o que estás a ler "Perdidos na Amazónia". Fico à espera da tua opinião.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Quando tenho um pouco mais de tempo vou andando mais para trás nos teus post e curiosamente vou encontrando uma cada vez mais gostos em comum...
    Já li todos os livros de B Weiss!
    Eu acredito na reencarnação, daí que tenho muito à vontade e gosto de ler livros sobre misticismo e espiritualidades.
    Obg pelas dicas!

    ResponderEliminar