Opinião - O Último Ano em Luanda, de Tiago Rebelo


Editora: Editorial Presença
Número de Páginas: 480
Sinopse: aqui



Opinião

Já tinha lido um livro deste autor: “Para ti, uma vida nova”. Achei bastante fraco, demasiado leve e banal. Nem me lembro desta história.

Bem, depois de ter ouvido críticas positivas que diziam que este autor era excelente a escrever romances históricos do que a escrever romances novelescas de vida comum, resolvi a experimentar este livro emprestado através do Bookcrossing.

Não sou um verdadeiro entusiasta ou amador de História, até tenho uma aversão por esta palavra. Mas algo do livro, talvez a capa ou a sinopse, juntamente com o excelente tempero das críticas, atraiu-me… Fiquei curioso. Não há nenhum mal em experimentá-lo, até pode ser que nos surpreenda! E foi o que aconteceu, devorei o livro todo!

A história começa muito bem, estamos com os personagens e seremos transportados com eles para Angola, e aí testemunhamos tudo o que se passou, sem darmos conta que isto é a História como pano de fundo, porque os leitores estão dentro do acontecimento e vão percebendo sem o mínimo de esforço ou confusão do que se passou lá. O autor foi capaz de pintar esta História em contornos mais claros, esclarecidos e menos maçadores. Infelizmente, é uma tragédia deveras chocante e mórbida… Basta ler a sinopse.

Os personagens estão muito bem construídos assim como os sentimentos destes. Só achei exagerado a parte final da história, quando a Regina decide fazer uma coisa, pois uma mulher com bom senso não faria uma coisa destas, uma decisão totalmente suicida e irresponsável, mas entendi o objectivo do autor que a Regina tinha de fazer isto para nos levar também para lá… Senão, esta história não teria fim, portanto tinha que acabar desta forma.

O próprio autor passou por este acontecimento. Ele tinha 11 anos e teve que fugir da Angola, antes da descolonização, juntamente com a mãe e os seus três irmãos. O pai ficou em Luanda e vivenciou a manifestação mais mortífera em que houve mortes entre civis inocentes… Por isso, os relatos do livro sobre o caos, o pânico e a violência de Luanda são muito reais, baseadas em testemunhos do autor, do pai e também pela elevada pesquisa efectuada em blogs e livros. Há uma cena desta história, em que o filho da Regina e do Nuno dentro do avião vai à janela e uma passageira grita histérica, é a cena real vívida pelo próprio autor.

Recomendo bastante a leitura. É muito bom! E vou ler mais livros deste autor, salpicados de ingredientes históricos, nomeadamente “O Tempo dos Amores perfeitos”.

3 comentários:

  1. Este vai para a wishlist!

    bjinhs

    ResponderEliminar
  2. É um autor que me suscita alguma curiosidade.
    Devo dizer que gosto especialmente da capa.

    ResponderEliminar
  3. Li e gostei muito!
    http://otempoentreosmeuslivros,.blogspot.com
    Boas leituras!

    ResponderEliminar