Explodido - "Alex e Eu", de Irene M. Pepperberg


Leitura: 7 a 10 de Janeiro
Editor: Caderno
Páginas: 215
Sinopse: aquiTradução: Maria Eduarda Colares

Autor
Irene M. Pepperberg


Tiro Opinativo:

O papagaio cinzento africano chamado Alex causou um forte impacto por todo mundo ao provar que não tinha um “cérebro de passarinho”. Dantes, diziam que os papagaios se limitavam apenas a imitar os sons, sem saberem os seus significados. Face a este facto, Alex veio comprovar o contrário, graças ao trabalho de investigação desenvolvido pela Irene M. Pepperberg. Alex aprendeu: cores, formas, números, igual/diferente, maior/menor, etc.

A primeira parte do livro é sobre a vida da Irene, o seu amor por papagaios desde os quatro anos de idade, a conclusão da sua licenciatura em Química, até à descoberta da vocação pelas Ciências. A segunda parte é sobre o seu projecto de investigação que envolve o papagaio Alex. Está explicado como foram aplicadas as estratégias para o ensinar a identificar as cores e outros conceitos. Também fala das dificuldades financeiras obtidas para a execução do seu projecto.

Gostei muito de conhecer Alex que me tocou de certa forma pela sua personalidade, inteligência e humor. E achei interessante o desenrolar da investigação. Mas o livro faltou-me algo. É mais científico do que caseiro. Alex era o papagaio de investigação e não o animal de estimação da Irene M. Pepperberg.



ClassificaçãoCartucho de Cobre
(Nota: Pelo admirável papagaio Alex, eu teria classificado de Ouro. Mas este livro centra-se mais na parte cientifica, o que me fez classificar pelo Cobre.)


À caça de adversáriosFavourite Readings

1 comentário:

  1. Livros com histórias de animais são verdadeiros tiros apontados ao meu coração. Sou demasiado sensível por isso prefiro não ler.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar