Explodido - "Ecos do Passado", de Danielle Steel


Leitura: 15 a 24 de Fevereiro
Editora: Circulo de Leitores
Páginas: 342


AutoraDanielle Steel


Tiro opinativo

Apeteceu-me ler um livro que não fosse novidade e “ouvi” o seu chamamento vindo da estante.

A história começa na 1ªGuerra Mundial e prossegue até ao final da 2ªGuerra Mundial. Passamos por duas gerações de família, desde a Beata Wittgenstein à sua filha Amadea.

Beata Wittgenstein é judia de nacionalidade alemã. No momento em que se decide casar com um francês católico, os pais expulsam-na de casa e consideram-na como filha morta. Segundo a tradição judaica, Beata deveria casar com um judeu e não com um católico. Iremos, então, seguir a expulsão de Beata, vê-la a converter-se ao catolicismo e a casar-se com o francês Antonie. De ambos nascem duas filhas: Amadea e Daphne. Será que Beata vai ser feliz ao lado do marido? O que é ser-se expulsa pela própria família, com o pai a odiá-la por todos os poros vendo-a como morta em letras impressas, a adorável mãe dolorosamente impedida de a ver, os três cobardes irmãos que evitam de falar com ela?

A escrita de Danielle Steel é muito simples, mas achei a história intensa e abalável. Passamos pelo drama da Beata a ser expulsa pela sua própria família e depois pelo horror e barbaridade da 2ªGuerra Mundial.

Um ponto curioso, em relação à Amadea e Rupert, este casal fez-me lembrar de “A Música do Coração” (um dos meus filmes preferidos), que me deixou bastante enternecido.

Gostei muito desta história, senti-me totalmente pegado a estas duas mulheres que me atingiram em cheio. O melhor que já li da Danielle Steel.


«Aquele que salva uma vida, salva a Humanidade inteira" - TALMUDE



Classificação
Cartucho de Prata

6 comentários:

  1. D. Steel vai do muito bom ao muito mau... Já tive experiências diversas com os livros dela, mas a verdade é que ela tem um leque de livros tão grande, que é natural que alguns sejam melhores que outros.
    Ainda bem que este foi um dos bons e é certo que a temática da 2ª Guerra Mundial ajuda, não é?
    Beijinho e boas leituras!

    ps: Tb gosto imenso do "Música do Coração". É daqueles filmes que se vê mil vezes e não cansa! "The hills are alive with the sound of music, lá, lá, lá" :D

    ResponderEliminar
  2. Nunca li nada desta autora mas fiquei curiosa! Boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Mas será que só consegues fazer boas escolhas de livros?
    Não é justo...
    A tua opinião cativou-me especialmente quando referiste a "Música no Coração", adoro!

    Continuação de boas leituras!

    ResponderEliminar
  4. Crítica extremamente bem elaborada!!
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Nunca li nada desta escritora...já tive com alguns dela na mão mas houve sempre outros que atraíram o meu olhar (e a minha bolsa!). Este parece que é um bom começo...e a época ajuda e interessa-me.
    bfsemana, Guerreiro!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo1/4/12

    ja li e gostei mt!

    ResponderEliminar