Explodido - "Entre o Amor e a Guerra", de Zibia Gasparetto


Leitura: 3 a 9 de Abril 2013 
Páginas: 260
Editora: Vida & Consciência
 


 Tiro opinativo
 

Lê-se sob a pele de um soldado Francês no tempo da 2ª Guerra Mundial. Ele é ferido numa batalha contra os alemães e, para se salvar, passa-se por um alemão que foi morto vestindo as roupas deste. Sob este disfarce, é transportado para Alemanha, onde é acolhido e tratado, como um doente traumatizado e mudo, por uma família de um soldado alemão. O Francês precisava de estar bom para depois fugir. Mas, inesperadamente, apaixona-se pela irmã do seu inimigo. O amor é correspondido e a irmã engravida-se, o que obriga os dois a se casarem. A sua verdadeira origem ainda não tinha sido revelada, até ao dia em que é descoberto e capturado pelos nazis. O que é que acontecerá ao soldado Francês, à sua mulher alemã sobre o facto de ter sido enganada pelo próprio marido e ao filho fruto dos dois? 

Não se trata de um livro histórico ou de guerra, mas sim de um livro espirita. Porquê a barbaridade da 2ª Guerra Mundial? O que têm os espíritos a dizer sobre isto tudo? Morreram muitos judeus, sofreram soldados na Guerra, etc. Com que objectivos? Se Deus é bom, porque tudo isto? 

De todos da Zibia Gasparetto que já li, este foi o que mais me tocou de fundo. 

Pág. 161 «a vida na Terra representa uma oportunidade de aprimoramento moral e espiritual, na aquisição de experiências que pouco a pouco nos transformarão de seres ignorantes e maus em seres equilibrados e felizes.»" 

Pág. 162 «A experiência e a dor são abençoadas riquezas com as quais a vida na Terra nos favorece o espírito.» 

Pág. 191 «O amor é a grande força reparadora das chagas de nossa alma e é com ele que apagamos todos os erros e sofrimentos.»

Sem comentários:

Enviar um comentário