Explodido - "E as Montanhas Ecoaram", de Khaled Hosseini

Leitura: 02 a 14 Agosto de 2013 
Páginas: 392
Editora: Editorial Presença
Sinopse: aqui
 
Tiro opinativo


Que dizer acerca desta última obra publicada cá em Portugal, deste magnifico autor que é o Khaled Hosseini? Li os dois livros anteriores como “Mil Sois Resplandecentes” e “O Menino de Cabul”, e adorei ambos. O autor tem um dom para descrever as emoções, com uma poesia palpável e tocante, tecida de palavras, capazes de nos transportar para dentro dos personagens e sentir toda a sua dimensão de dor e amor. A Beleza a sobrepor-se à tragédia, à morte e à guerra. O Amor sobrepor-se à violência e à miséria. A Amizade a colorir com o seu arco-íris sobre a crueldade da Vida. 

Nos primeiros capítulos desta nova obra épica, somos absolutamente absorvidos pela história lendária que o pai Saboor relata aos seus dois filhos, o Abdullah de 10 anos e a Pari de 3 anos, tão inseparáveis, agarrados como um só irmão. Depois somos confrontados com o desaparecimento da Pari que foi vendida. Recuamos ao passado e testemunhamos a estreita ligação entre os irmãos. A Pari que foi a Luz e a Alegria do Abdullah no meio de tanta miséria. As penas das aves fizeram o meu coração chorar de comoção e o cão da Pari perante o desaparecimento da sua pequena salvadora, marcou-me fortemente. Depois estamos com o Tio Nabi que teve um papel nisto tudo, relatando na primeira pessoa, através da sua carta antes de morrer, onde explica o que aconteceu aos dois irmãos na dolorosa e cruel separação e para onde foi a Pari. Até aqui, foram as melhores partes do livro que eu teria considerado como um cartucho de ouro.

A partir do 7º capítulo, somos travados bruscamente com o aparecimento de novos personagens que não sabemos quem são, o que nos obriga a esforçar como se estivéssemos no início do livro. Isto estragou a fluidez e a força do resto da história, fez com que o Abdullah e a Pari passassem para o segundo plano à luz de velocidade das estrelas, ficando tão distantes e quase esquecidos, e quando nos reencontramos com os dois irmãos na parte final, já nos são estranhos, e o desfecho é um rio turvo de desilusão que vai dar à imensidão do oceano aberto.


Classificação 
Cartucho de Cobre

Sem comentários:

Enviar um comentário