Mística Fatal

Armand Gamache - Volume 2


Género: Policial
Editora: Dom Quixote
Sinopse:Aqui


Opinião: By Aneal

"Mística Fatal" é o segundo volume da série protagonizada pelo inspetor-chefe da Sûreté do Quebeque Armand Gamache e a acção decorre novamente em Three Pines.
Gamache é uma personagem muito inteligente e cativante, dando-nos prazer acompanhá-lo ao longo do seu percurso na investigação.

Este livro começa com a apresentação de novas personagens, entre elas a vítima CC de Poitiers, uma mulher fria, calculista e odiosa. Também algumas personagens já nossas conhecidas do anterior livro continuam com um papel ativo neste.

O assassinato de CC de Poitiers, pelo facto de ser odiada por todos na aldeia onde habitava faz com que quase todas as personagens do livro sejam suspeitas. A forma como o crime foi cometido desde logo diz-nos que o assassino, é cientificamente inteligente e conhecia muito bem a vítima.

A 100 km outro crime, uma vagabunda é estrangulada, chegando ás mãos de Gamache o processo da investigação por mero acaso e que ele vai investigando, como promessa à sua esposa no sentido de dar pelo menos uma identidade àquela desconhecida que parece não importar a ninguém, mal sabendo ele que mais tarde iria descobrir uma relação entre esta desconhecida e CC de Poitiers. Terá sido o mesmo criminoso a cometer os dois crimes? Porquê?

Iniciei a leitura deste segundo volume, com receio, pois o primeiro "Natureza Morta" não me cativou e as primeiras páginas fizeram-me sentir, que provavelmente iria acontecer o mesmo com este, mas a dada altura apercebi-me que estava redondamente enganada, este livro superava a meu ver, de longe o anterior e tornou-se numa leitura compulsiva. Foi uma agradável surpresa para mim!

É escrito sob  a forma de um policial clássico, que me recordou o quanto eu gostava destas leituras mais soft, antes da febre dos policiais violentos e macabros. Á medida que vamos avançando na sua leitura, vamos mergulhando num mistério que se adensa, não só no que diz respeito aos crimes, como às próprias personagens do livro. Que segredos guardam as pessoas em Three Pines?

Uma leitura muita agradável que recomendo. Vou querer sem dúvida, voltar a cruzar-me com uma nova investigação de Gamache!




Classificação: Aneal de Prata (4/5)


Sem comentários:

Enviar um comentário