Opinião - O esconderijo, de Dean Koontz



Género: Thriller Terror/ Sobrenatural
Editor: Circulo de Leitores
Sinopse: Aqui


Opinião: By Corvo 

Apeteceu-me explodir um livro antigo e foi "O esconderijo" de Dean Koontz, editado pelo Circulo de Leitores em 1995, que me chamou. Já tinha lido, há muitos anos atrás, 2 livros deste autor: "A Prisão de Gelo" e "O Limite do Terror" e lembro-me de ter devorado e gostado bastante de ambos. 

Não fazia a mínima ideia do que haveria de encontrar neste cartucho, pois a contracapa não tem a sinopse. A capa e o titulo já eram em si bastante apelativos, sugerindo ser do género de terror. 

Assim mergulhei nas palavras sem expectativas. Apenas lendo, seguindo a corrente capítulos a capítulos, até ao final do cartucho. Saboreando, descobrindo, sentindo... e fui surpreendido pela carga de terror que o livro apresenta, a presença da Morte e da Escuridão em todos os poros de cada página, desde o inicio até ao final, com o sobrenatural tendo por companheiro permanente. 

Tudo começa com um casal que têm um acidente de carro e são levados para o Hospital. O marido morre, mas ao fim de 80 minutos morto, é ressuscitado à vida. O que acontecerá ao marido? As consequências do pós-morte? 

Paralelamente, seguimos um psicopata que anda sempre com óculos de sol à noite, vive na mais absoluta Escuridão, num parque de diversões abandonado e em ruínas, onde faz o seu museu de cadáveres assassinados, é o seu Esconderijo. Considera-se como o Diabo, sente que pertence ao Inferno e que é para onde que deve ir. 

Apesar de o enredo todo ser previsível, mantive-me sempre agarrado, pelo facto de estarem muito bem caracterizadas as personagens, a mente e a escuridão do psicopata, o sobrenatural que me fez lembrar o género do Stephen King, também um dos meus autores favoritos. 

Achei este livro tão bem traduzido, coisa que hoje em dia já não traduzem, tal é a pressa de publicar as novidades e de cumprirem os prazos. 

Um pormenor curioso, este livro foi adaptado para o cinema em 1995, sendo interpretado pelo Jeff Goldblum. Infelizmente, pelo trailer, vejo que não é 100% fiel ao livro. Aparece uma rapariga loira que não é a igual à verdadeira Regina do livro. A Regina do livro é uma adorável miúda de 10 anos que o casal adopta, depois do acidente, é ruiva e deficiente... e o psicopata no filme aparece sem óculos de sol que vai contra o livro! De resto na parte da ressurreição do marido é fiel... Link: http://www.imdb.com/video/imdb/vi1118241049?ref_=tt_ov_vi


Classificação: Corvo de quase prata (3,5/5)

Sem comentários:

Enviar um comentário