O Domador de Leões, de Camilla Läckberg, [Opinião]



Género: Policial/Thriller 
Editora: Dom Quixote
Sinopse:Aqui


Opinião: By Aneal

Camilla Lackberg é uma autora que venho acompanhar desde o seu primeiro livro “Princesa de Gelo” tornando-se numa das minhas autoras preferidas. Gosto da sua originalidade na escrita, da forma como ela atribui pequenos segredos ás suas personagens, da maldade que ela faz comigo quando estou prestes a ler algo crucial para o desvendar desses segredos e ela muda de capítulo, deixando-me chateada e obrigando-me a não largar o livro.

"O Domador de Leões" é uma história onde somos confrontados com personalidades de uma maldade extrema, capazes de tirar o máximo partido do prazer de magoar.

Dois mistérios, duas investigações. De um lado temos a investigação do rapto e tortura da jovem Victoria por parte de Patrik e da sua equipa, que deixa toda a população da cidade em estado de choque. Do outro, um mistério envolvente referente a um caso antigo dos anos 70, que desperta a curiosidade de Erica para a escrita do seu novo livro, levando-a a visitar na prisão psiquiátrica Layla, uma mulher acusada de  assassinar o seu marido e torturar a sua filha. Mas existe muito mais para além do óbvio e Erica está disposta a tudo para descobrir a verdade, sobre o que realmente aconteceu na casa onde viveu aquela família.

Este denso mistério, vai sendo apresentado não só através de Erica, como também de pequenos capítulos, escritos no passado, dando ao leitor a oportunidade de saber como tudo começou. Esses capítulos provocaram-me uma grande ansiedade e vontade de os procurar para ler todos de rajada, mas então toda a história perderia o encanto.

É com enorme prazer que continuo acompanhar as vidas e aventuras da família de Erica e Patrik, bem como o desenvolvimento das vidas pessoais dos restantes elementos da equipa da esquadra de Fjallbacka, já tão nossos familiares desde o primeiro livro da autora. Também o chefe Mellberg me divertiu imenso, ele que cada vez mais se torna numa figura caricata e única.

Dei comigo absorver cada palavra do livro, com a sensação de participar na ação e estar presente no cenário. Esqueci as horas querendo mais, sempre mais, os capítulos embora longos tornavam-se pequenos para a sede que tinha em desvendar os segredos guardados pelas personagens, segredos esse largados pela autora como uma semente que vai crescendo ao longo do livro. Adoro a forma como Camilla nos dá a volta, nos empurra para o labirinto, fazendo-nos acreditar que estamos prestes a desvendar algo, para nos apercebermos que afinal o mistério se adensa mais.

No entanto o final não me surpreendeu na totalidade, pois assim que entrei nas últimas 100 páginas comecei a ter as minhas suspeitas que vieram a revelar-se verdadeiras, é claro que mesmo assim ainda houveram algumas surpresas mas foi a primeira vez que isto me aconteceu com um livro de Camilla Lackberg, geralmente fico ás cegas até ás ultimas páginas ou então vejo cair por terra, todas as minhas teorias.

Outro ponto a referir em relação a este livro, é o final. Neste Camilla optou por atribuir um final diferente e por isso deixou a investigação por encerrar pela policia, apenas o leitor ficou a saber da verdade, com isto creio que haverá menção ao caso num dos seus próximos livros.

Resumindo: Camilla Lackberg continua a proporcionar-me elevados momentos de leitura, sendo uma autora obrigatória para todos os fãs do policial. Quem a conhece sabe do que falo.


Classificação Aneal: (8,5/10)

Sem comentários:

Enviar um comentário