O Livro dos Baltimores, de Joël Dicker, [Opinião]



Género: Romance/Drama
Editora: Alfaguara Portugal
Sinopse: Aqui

Opinião: By Aneal

Devido à minha lealdade e gosto quase unicamente pelo policial/thriller, foi um desafio para mim ler este livro de Joel Dicker, consciente de que estaria afastar-me da minha zona de conforto. Li em tempos “A verdade sobre o caso de Henry Quebert” que gostei imenso, mas desde já refiro que com este foi diferente e não me conquistou da mesma forma.

O livro é narrado por Marcus Goldman pertencente aos Goldman de Montclair, atualmente um famoso escritor, que se retira para uma das suas residências afim de escrever um novo livro. É nesse retiro e desencadeado por um encontro inesperado, que Marcus começa a reviver as suas memórias e lentamente vai nos contando através de uma narrativa, descrita com bastante pormenor, o seu passado e de toda a família Goldman. Um passado cheio de história e sentimentos, um mundo visto pelo olhar de uma criança e mais tarde de um jovem.
Um amor de juventude perdido, uma amizade intensa e sem limites, um amor aliado à inveja pelos primos e tios devido a uma riqueza e estatuto que ele não tinha, os ciúmes, a idolatração...a queda de um gigante..um drama.

Toda esta história é escrito em diferentes tempos alternados ao longo de todo o livro, não havendo uma ordem cronológica. Para mim estas diferenças temporais conferiram ao livro uma aceitável leitura, evitando se tornar demasiado maçudo. A mudança dos anos, a alteração das personagens envolvidas e os acontecimentos, permitiu manter a minha curiosidade em avançar na sua leitura. Mas tenho de confessar que houve alturas em que começava a ficar entediada, com a minuciosidade com que era relatado determinados períodos da vida dos primos, percebendo mais tarde a sua importância, para o desfecho daquela família.

“O drama” como lhe chama Marcus, é o acontecimento usado a maior parte das vezes para situar as histórias, “...meses antes do drama”, “...anos depois do drama” e cuja revelação foi adiada até quase ao final do livro e era esta palavra “drama” que ecoava na minha cabeça à medida que ia avançando as páginas. Uma palavra inteligentemente usada para me manter curiosa.

“O Livro dos Baltimores”, foi uma leitura completamente diferente do que costumo me propor a ler pois nada tem de thriller, no entanto não deixou de ser uma leitura agradável. Gostei imenso das personagens, vi neste livro um propósito, o de transmitir uma mensagem ao leitor no que refere a relações familiares, à amizade e outros assuntos de reflexão e até mesmo de aprendizagem. Foi este conjunto de fatores e a palavra “drama”, que mantiveram a minha leitura até ao fim.

Embora este não seja o meu género literário de eleição, não fico indiferente à escrita de Joel, classificando-o como um excelente escritor, com muita originalidade na forma como escreve e estrutura os seus livros. Este livro será a delicia de muitos leitores, disso não tenho dúvidas.

Classificação Aneal: (6/10) 


Sem comentários:

Enviar um comentário